SÃO PAULO - É no Dia das Mães que os consumidores mais gastam com presentes. Pelo menos é isso o que mostra pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o Índice de Confiança do Consumidor. De acordo com o levantamento, o gasto médio com as compras será de R$ 59,3 por pessoa - valor superior aos R$ 52 do Natal; R$ 48,7 do Dia das Crianças; e R$ 57,4 do Dia dos Pais.
Contudo, explicou a assessoria de imprensa da FGV, a maioria dos entrevistados, 55% deles, espera direcionar uma média de R$ 51. Nas mesmas datas comemorativas citadas acima, a maioria pretendia despender R$ 42,1; R$ 36,3; e R$ 50,3.
Quanto e o quêAlém disso, o levantamento constatou que 10,1% dos entrevistados pretendem gastar mais com o presente para a data neste ano do que na comemoração de 2006. A maior parcela das respostas, no entanto, veio daqueles que pretendem despender o mesmo: 59,4%. Os 30,6% restantes economizarão um pouco mais.
No que diz respeito a produtos mais visados, roupas e acessórios estão na primeira posição, com 47,3% das respostas. Em seguida vieram eletrodomésticos e eletrônicos (14,5%), produtos de perfumaria e cosméticos (7,4%) e calçados (7,4%).
LembrancinhaVale lembrar que pesquisa divulgada recentemente pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), mostrou que este ano deve ser marcado por presentes estilo "lembrancinha".
O motivo é a quantidade de dinheiro disponível no orçamento dos consumidores para aquisições extras. Tomando como base a idéia de que o salário médio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está em torno de R$ 1.100 mensais, e a perspectiva de gastos do tipo será da ordem de 11,7% desse total, a tendência é que sobrem cerca de R$ 100 para gastos extras.
(Fonte: InfoMoney, por Adriele Marchesini)
FONTE: http://www.idec.org.br/noticia.asp?id=8024
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário