domingo, 29 de abril de 2007

Tem argumento para tudo

Por Luciana Portilho*
Uma onda de filmes políticos e sociais surgiu nos cinemas nos últimos anos, questionando o pensamento e o modo de vida consumista e individualista da sociedade. Assim é Obrigado por fumar (Thank You for Smoking). Inspirado no livro de mesmo nome, de 1994, o longa faz uma sátira sobre a indústria de cigarros dos EUA, e aproveita ainda para dar uma "cutucada" na indústria de bebidas alcoólicas, armas de fogo e junk food.
O grande tema do filme é, na verdade, a manipulação de informações. Os americanos dão à prática o nome de culture of spin, ou "cultura da manipulação de informações", que significa passá-las de forma parcial ou distorcer a verdade a fim de manipular a opinião pública.
Em vista disso, no filme, o personagem Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o porta-voz da indústria de tabaco que usa a retórica como principal instrumento para convencer as pessoas a comprarem um produto que ele sabe ser prejudicial à saúde. Na primeira cena do longa, isso já fica claro. Nick participa de um debate num popular programa de TV, ao lado de um jovem ex-fumante com câncer e de representantes da sociedade contrários à indústria tabagista. Com seu discurso e pensamento rápido, o lobista acaba convencendo a platéia de que não existem provas de que o cigarro tenha sido a causa do câncer do jovem. Além disso, fumar é uma escolha pessoal de cada um, e isso exime o fabricante, segundo ele, de qualquer responsabilidade. Nada que já não tenhamos visto ou ouvido antes.
Nick, embora não tenha problemas morais com sua profissão, demonstra uma certa preocupação quando o filho de 13 anos começa a se interessar pelo seu trabalho. As conversas entre os dois rendem ao garoto o interesse e a habilidade do spinning, e são o ponto alto do filme.
Obrigado por fumar tem um tema profundo, transformado em comédia. Mas seus diálogos, cheios de ironia e cinismo, nada mais fazem que espelhar o que se passa no mundo. Ah!, vale notar que ironicamente não aparece sequer um fumante no filme.
* Luciana Portilho é economista e pesquisadora do IdecTítulo
Obrigado por fumar Ano: 2006; Direção: Jason Reitman; Origem: EUA; Duração: 92 minutos Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Site: http://www.foxfilm.com.br/ (disponível apenas para locação)

Nenhum comentário: