quinta-feira, 10 de maio de 2007

Pequenos consumidores com apetite adulto

Pesquisa aponta o amadurecimento precoce do consumo infantil e a preferência das crianças pelos celulares Fabiana Ribeiro e Luciana Casemiro A infância está mais curta. Pelo menos no que diz respeito ao consumo. Roupas, aparelhos eletrônicos, cosméticos e jogos eletrônicos estão cada vez mais no topo da lista de preferências da garotada, que, com isso, vai deixando de lado os brinquedos típicos da vida de criança e entrando mais cedo no universo dos adultos.

Pesquisa da Ipsos Marplan, de outubro de 2006, em nove regiões metropolitanas, já aponta para um amadurecimento precoce do consumo infantil. O estudo - com mais de três mil crianças - mostra que um terço das que têm entre 10 e 12 anos já possuem celular. Nas classes AB, esse índice é ainda mais representativo: 52% dos jovens. Já nas classes C, D e E, atinge 22%.

- O perfil de consumo das crianças mudou. Amadureceu. Mas é preciso orientação. Caso contrário essa evolução pode criar uma sociedade muito consumista, sem valorizar a própria conquista de um bem -disse Daina Ruttul, diretora nacional da Ipsos Marplan.

Um celular cor-de-rosa, aliás, é o sonho de consumo de Maria Eduarda Moraes Barbosa Reis, de 7 anos, que tem entre seus passeios prediletos a ida ao Plaza Shopping, templo de consumo em Niterói:

- Gosto de olhar vitrines, principalmente as de brinquedos - admite a menina, apesar de enumerar no topo da sua lista de compras, logo após o celular, uma câmera filmadora.

Conversando um pouco mais, nota-se que Duda, como é chamada pela família, adora a Barbie, mas se rende ao consumismo pela pressão de amigas:

- Várias amigas já têm celular - diz Duda, que admite seu lado menina, sem abrir mão do consumo "adulto". - O melhor é brincar.

Além dos celulares, outras novidades tecnológicas atraem os pequenos consumidores, disse Luiz Augusto Cama, vice-presidente corporativo da Ogilvy. - A tecnologia faz com que um produto fique mais ao alcance e, mesmo sendo para o adulto, a criança o quer. Um iPod seduziu a pequena Julia Rego, de 8 anos, que já baixa músicas pela internet. Mas a mocinha ainda é vaidosa. Com a mesada de R$ 10 por semana, já comprou uma sandália: - Gasto também com brinquedos - frisa a pequena.

FONTE:www.oglobo.com

Nenhum comentário: