quinta-feira, 19 de abril de 2007

Excesso de embalagem incomoda consumidores

Entre os mil pesquisados em estudo realizado por instituição do Reino Unido, 43% gostariam de não consumir produtos com excesso de embalagem

LONDRES - Cerca de 30% dos consumidores no Reino Unido esperam que as redes de supermercado invistam na redução nas embalagens dos produtos, enquanto 19% disseram comprar somente produtos com embalagem reciclável.

De acordo com estudo realizado pelo Institute of Grocery Distribuition, empresa britânica de pesquisa sobre fornecimento e distribuição para supermercados, o excesso de embalagens incomoda os consumidores, porque dá mais trabalho na hora de se livrar do lixo produzido.
Cerca de 60% dos entrevistados disseram fazer reciclagem de lixo, e 37% reutilizam as sacolas dos supermercados.

Na Grã-Bretanha, 3,3 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas todo ano. A maior parte deste lixo é depositada a céu aberto, emitindo gás metano e contribuindo para o aquecimento global.

Validade
Frutas e vegetais pré-embalados levam a um maior desperdício, pois contêm quantidades maiores do que o consumidor efetivamente consome, afirmou o estudo.

Entre os mil pesquisados, 43% gostariam de não consumir produtos com excesso de embalagem. Outros 23% gostariam que o prazo de validade dos produtos nas prateleiras fosse estendido, enquanto 19% revelaram que gostariam que um termômetro na prateleira fosse desenvolvido, para medir a temperatura dos alimentos.

O estudo também mostra que há razões comerciais para a redução de embalagens nos supermercados.

"Inovações nas embalagens e etiquetas que reduzem o desperdício são muito bem aceitas pelos consumidores, contribuindo para uma boa imagem corporativa e competitividade", diz Gerardine Padbury, analista de consumo.

"Reduzir embalagens pode ser uma oportunidade potencialmente lucrativa para o varejo e seus consumidores", conclui a pesquisa.

Fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/abr/13/224.htm

Nenhum comentário: