domingo, 29 de abril de 2007

Crianças obesas comem mais ao assistir a anúncios de comida

Cientistas acompanharam os hábitos alimentares de 60 crianças, de 9 a 11 anos, enquanto assistiam a anúncios de comida, brinquedos e a um desenho animado
Associated Press

BUDAPESTE - Crianças com problema de excesso de peso tendem a dobrar o consumo de alimentos quando assistem a anúncios de comida na televisão, afirma estudo britânico apresentado num congresso realizado na capital da Hungria.

O trabalho, apresentado no 15º Congresso Europeu de Obesidade, foi realizado por pesquisadores da Universidade de Liverpool, que acompanharam os hábitos alimentares de 60 crianças, com idades entre 9 e 11 anos, enquanto assistiam a anúncios de comida, brinquedos e a um desenho animado.

"O consumo de comida após os anúncios de comida foi significativamente mais elevado, em comparação com os anúncios de brinquedos, em todos os grupos de peso, com as crianças obesas aumentando o consumo em 134%", afirma nota oficial divulgada pelo congresso.
Crianças acima do peso elevaram o consumo de alimentos em 101%, e crianças de peso normal, em 84%.

Jason Halford e Emma Boyland, que conduziram a pesquisa, determinaram que o peso da criança é um fator determinante quando os jovens decidem o que comer ao assistir à televisão.

"Crianças obesas consistentemente escolhem produtos com mais gordura - como chocolate - enquanto crianças com excesso de peso escolhem balas de goma", diz a nota.

"Nossa pesquisa confirma que os anúncios de comida na TV têm um efeito profundo nos hábitos alimentares das crianças", disse Halford.

Fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/abr/24/332.htm

Nenhum comentário: