quinta-feira, 10 de maio de 2007

Pesquisa revela hábitos de consumo para o Dia das Mães

O Dia das Mães vai significar um movimento de R$ 41,416 milhões nas vendas no comércio de Porto Alegre, um crescimento de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. E os produtos que devem liderar as compras são roupas e perfumes. Estas e outras respostas fazem parte da pesquisa OS HÁBITOS DE CONSUMO PARA O DIA DAS MÃES, realizada pela Rohde & Carvalho para a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Porto Alegre e divulgadas dia 03/05. O levantamento foi realizado entre 19 e 24/04, com 400 consumidores nos locais de comércio de rua (Assis Brasil, Azenha e Centro) e em shopping centers (Iguatemi, João Pessoa, Lindóia, DC Navegantes, Moinhos, Total e Praia de Belas).

O levantamento indicou que 65% dos entrevistados pretendem dar presente para as mães. A pesquisa revela que se a data da compra fosse no período do levantamento, 81% comprariam produtos de uso pessoal e 19% para a casa. Entre os produtos preferidos pelos consumidores estão roupas (31%), seguido de perfumes (17%), calçados (10%) e eletrodomésticos (6,5%). Os indecisos somaram 4% da amostragem. Para 71,7% dos pesquisados, o valor do presente a ser comprado será de até R$ 90, índice que no ano passado foi de 67,8% para o mesmo valor. Entre os entrevistados, 55% indicaram que pretendem gastar o mesmo valor do ano passado para a compra do presente, enquanto 17% vão diminuir e 28% comprarão presentes de maior valor. A pesquisa indicou ainda que 54% dos entrevistados parcela suas compras entre 4 e 6 x, seguido de 34,9% até 3 parcelas e 11,1% acima de 6 prestações.

“A mudança da temperatura vai facilitar o desempenho para esta data, considerada a melhor do ano para muitos segmentos. Alguns setores, como por exemplo, o vestuário, devem ter excelente resultado e equilibrar melhor o desempenho do comércio da Capital”, comenta o Presidente da CDL, Vilson Noer. Conforme o dirigente, lojas que até então não apostavam na data estão investindo no presente materno, acompanhando a tendência de comportamento da mulher moderna. Noer destacou ainda a não aprovação do feriado proposto para o dia 11/05, o que impediria o comércio de mais um dia de vendas antecedendo uma data importante para o setor.

Fonte: Consumidor-RSFonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=7782

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