No decorrer das últimas décadas, um movimento social tem emergido pra assegurar que a voz do consumidor seja ouvida e suas questões sejam respondidas. E esse movimento tem sido denominado, em inglês, consumerism, o qual, traduzido para consumerismo, é então definido tanto como “políticas e atividades traçadas para proteger os interesses e direitos dos consumidores, em suas relações de troca com qualquer tipo de organização”. E, portanto, não se restringe a organizações com as quais mantenha relações de negócios, sendo um conceito ainda mais amplo, incluindo hospitais, bibliotecas e mesmo agências governamentais, dentre outras organizações. Em outras palavras, consumerismo pode também ser definido como “uma reação popular contra negligência burocrática e desrespeito corporativo em relação aos cidadãos e consumidores.”
No âmbito do LabConsS Laboratório de Consumo & Saúde da Faculdade de Farmácia da UFRJ - entende-se, como Consumerismo, o ramo da ciência que, de forma multiprofissional e interdisciplinar, estuda o fenômeno moderno do “consumo”, abrangendo o comportamento, a economia, o direito e, principalmente, as implicações sanitárias, ambientais e culturais sobre a vida e o planeta.